Go Global!

Startup Canvas

Como começa a jornada de uma startup?

As startups surgem em dois cenários: a partir da ideia do founder ou em decorrência de um novo projeto em uma empresa já existente.

Por que e como pegar dinheiro no exterior?

Fazer rodadas de captação de investimentos no exterior oferece vantagens que ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro. Atualmente no Brasil, existe um movimento bem evoluído de Early Investors, ou anjo-investidores, como são conhecidos, mas ainda existem poucos investidores dos outros estágios em comparação ao ecossistema dos Estados Unidos, por exemplo. 

O que é FLIP?

Para entender o FLIP, precisamos imaginar o seguinte cenário: o founder possui uma empresa brasileira, operando no Brasil, e tem sócios no Brasil. Fazer o “FLIP” é colocar a estrutura da empresa nos Estados Unidos, ou em uma Offshore, acima da operação brasileira. Nesse contexto, os sócios também sobem para esta nova estrutura criada fora do país de origem da empresa. 

Estruturas mais usadas

A escolha adequada de uma estrutura de negócios ou investimentos é muito importante para que o capital investido — bem como seu retorno — sejam maximizados e, ao mesmo tempo, os riscos legais e econômicos do investidor sejam minimizados.

Foco em intangíveis

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca) é um software criado internamente na empresa. Ele está registrado no grupo do “ativo não circulante”, dentro do ativo. Ele não existe fisicamente, mas é um bem que muitas empresas possuem e, não raras vezes, o mais valioso que possui. 

Manutenção da sua estrutura

Empresas registradas nos Estados Unidos precisam entregar o  Annual Report, ou relatório de renovação anual, para manter o cadastro ativo e atualizar os dados da companhia, evitando multas e penalidades mais severas.

Stock options e retenção de talentos

Plano formalmente aprovado pela empresa para implementação de remuneração de executivos, funcionário chaves, consultores e advisors por ações ou opções de compras de ações da empresa.  Determina as espécies de grants que poderão ser concedidas, suas regras e condições básicas.

Como fazer FLIP?

A escolha adequada de uma estrutura de negócio ou de investimento é muito importante para que o capital investido – bem como o seu retorno – seja maximizado e, ao mesmo tempo, os riscos jurídicos e económicos para o investidor sejam minimizados.

Governança

O conceito de Governança Corporativa está relacionado às regras, processos e normas usados no âmbito da administração de uma empresa. Segundo definição do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), “é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.”

Novas Rodadas + Exits

A estrutura de Holding C-Corporation em Delaware é preferida por investidores americanos e geralmente é adotada por startups que tem como alvo a captação de investimentos nos EUA e também quando se vislumbra boas chances da sociedade ser adquirida por uma empresa americana. 

Empresas que confiam em nós

Drummond Advisors

O conteúdo aqui apresentado é fornecido apenas para fins informativos e não tem a intenção de substituir a obtenção de consultoria contábil, fiscal, jurídica ou financeira de um profissional. A apresentação das informações não se destina a criar uma relação cliente-contador ou cliente-advogado. Recomendamos ao indivíduo que acessa o material não agir de acordo com essas informações sem auxílio direto de um profissional. Informações relativas à tributação nos EUA visualizadas aqui não se destinam a serem utilizadas com a finalidade de evitar sanções sob a legislação americana. 

© 2024 · Drummond Advisors