Adjustement of Status vs. NVC Processing

Qual é a melhor opção para solicitar o green card e quando você pode escolher?

Foram longos meses de preparação e expectativa até a aprovação da petição de mérito do seu Green Card e, finalmente, você conseguiu sua aprovação. Celebrações à parte, é importante que você tenha em mente que a aprovação da petição de mérito somente significa que as autoridades imigratórias americanas afirmaram que você tem direito a pleitear um Green Card, a confecção e emissão do documento em si necessitam do protocolo de outro processo que culminará na entrega do Green Card em sua residência no Estados Unidos.

Tendo isso em mente, uma vez aprovada a petição de mérito para a categoria imigratória na qual você se encaixou, você terá que escolher qual o procedimento para confecção do Green Card melhor se adequa a sua realidade. Os dois procedimentos existentes são: Adjustement of Status (AoS) e National Visa Center (NVC) Processing. Vamos examinar ambos em detalhes para que você possa tomar a decisão certa para o seu futuro nos Estados Unidos.

Adjustement of Status

O Adjustement of Status, ou Ajuste de Status, em português, é uma opção para pessoas que já estão dentro do território americano. Via de regra, para ser elegível, você deve (i) ter entrado legalmente nos Estados Unidos, (ii) estar realizando a solicitação de Ajuste de Status dentro do território americano e (iii) deve haver Green Cards disponíveis para a categoria imigratória que você deseja aplicar de acordo com o Visa Bulletin. Caso você queira saber mais sobre o que é o Visa Bulletin e demais questões relacionadas à disponibilidade de Green Cards, clique aqui.

O protocolo do processo de Ajuste de Status, garante que o/a aplicante possa esperar a confecção do seu Green Card dentro do território americano, sendo inclusive facultados ao/à aplicante a requisição dos chamados temporary relief documents. Esses documentos, emitidos alguns meses após o protocolo de pedido de Ajuste de Status, permitem que o indivíduo possua uma permissão de trabalho temporária e uma permissão de viagem ao exterior, para livremente trabalhar e viajar até que o Green Card em si seja confeccionado e entregue.

Desse modo, o Ajuste de Status é uma boa opção para aqueles que já querem, de imediato, tornarem-se residentes permanentes nos Estados Unidos, estando já presentes em território americano com status não imigrante. Caso você queira saber mais sobre o processo de Ajuste de Status, clique aqui.

National Visa Center (NVC) Processing

                O NVC Processing pode ser considerado o “processo consular” para aquisição do seu Green Card. Isso significa que se você se encontra fora do território americano, mas ainda assim possui uma petição de mérito aprovada pelas autoridades imigratórias americanas, você terá que passar por uma entrevista em consulado americano para que um visto de imigrante seja estampado em seu passaporte e assim, após sua entrada nos Estados Unidos, o Green Card será enviado automaticamente para sua residência.

                É importante destacar que indivíduos presentes em território americano podem também optar por seguir com o NVC Processing ao invés de fazerem Ajuste de Status. Essa afirmação pode parecer, em partes, contraditória, pois teoricamente o Adjustement of Status se apresenta como uma facilidade para aqueles que já estão nos Estados Unidos, no entanto vários fatores como: discussões fiscais, valores para taxas governamentais e custos processuais no geral, necessidade de viagens ao exterior a curto prazo, dentro vários outros fatores, podem levar o aplicante a optar pelo NVC Processing ao invés de seguir com o Ajuste de Status. Caso você queira saber mais sobre a opção de emissão de Green Card via NVC Processing, clique aqui.

Dito isso, a decisão entre o Ajuste de Status e o NVC Processing deve ser baseada nas particularidades do seu caso, da sua vida pessoal e profissional. É fundamental entender os critérios e limitações associados a cada uma dessas opções antes de tomar uma decisão sobre qual caminho seguir. A Drummond é uma especialista em imigração com uma equipe de profissionais pronta para te orientar e te ajudar a tomar esse importante decisão. Entre em contato conosco. Será um enorme prazer te auxiliar nessa jornada.

Imagens de: elearning.aila.org


Escrito por Clara Macedo, Louanni Ribeiro, Victor Braga

Rolar para cima
Pesquisar