Compliance Financeiro nas empresas

A realidade do mercado Brasileiro mudou no decorrer dos últimos anos, empresas precisam estar cada dia mais atentas ao compliance, sejam estas empresas startups que precisam receber aportes ou uma empresa familiar que pensa em estar consolidada no mercado, independente da característica da companhia, é necessário aplicar regras e controles para garantir a conformidade com as leis, as normas do setor e as boas práticas de mercado.

O compliance financeiro, por sua vez é voltado ao combate a fraudes e corrupção e é extremamente importante e necessário para as organizações. De maneira geral, as empresas do Brasil vêm apresentando evolução na adoção de boas práticas de compliance.

O compliance financeiro busca analisar os processos da empresa, validando constantemente as operações para garantir que estão sendo corretamente realizadas. Para isto é necessário manter o controle das operações que afetam o patrimônio da empresa, assim é possível inclusive garantir a fidedignidade dos registros contábeis e validar a confiabilidade das informações.

Imagem: Canva

Podemos listar como exemplo de compliance financeiro, alçadas de aprovação de pagamentos, conferência das alçadas de aprovações de pedidos de compras, conferência das 3 cotações no processo de compras, validação e homologação dos parceiros comerciais através de análises de balanços contábeis e análises jurídicas, controle de inventário e contagem cíclica etc. A aplicabilidade do compliance vai desde níveis básicos à controles mais avançados.

Os benefícios do compliance financeiro são inúmeros, mas muitas das vezes as empresas não conseguem viabilizar todo o processo sozinha, muitas vezes por falta de um profissional qualificado nesta área ou até mesmo pelo acúmulo de trabalho dos profissionais internos da empresa, nestas horas, poder contar com um parceiro confiável é de extrema importância.

Você sabia? 

A Drummond está preparada para ajudar sua empresa em todas as questões que envolvam financeiro, contabilidade, recursos humanos e tributos no Brasil, em caso de dúvidas não deixe de nos consultar. 

Rolar para cima
Pesquisar