“Lei dos Netos” facilita a obtenção de Cidadania Espanhola

A Lei de Memória Democrática, popularmente conhecida como “Lei dos Netos”, é uma nova legislação espanhola que facilitou o acesso à cidadania por um determinado período, que se encerra em 21/10/2024 (com possibilidade de prorrogação até 21/10/2025).

A atual Lei de Cidadania Espanhola, aprovada em 2007, permitia apenas que os filhos e filhas de espanhóis, bem como os netos menores de idade, solicitassem o reconhecimento da cidadania espanhola, o que impossibilitava que netos maiores de idade, ou com pais já falecidos e que não haviam se tornado espanhóis, de terem a própria cidadania espanhola reconhecida.

Com a Lei de Memória Democrática, que leva esse nome pois visa beneficiar familiares de vítimas da Guerra Civil Espanhola e da Ditadura Franquista, os netos maiores de idade passam a ter o direito de ter sua cidadania reconhecida, mesmo que seus pais, já falecidos, não tenham obtido tal reconhecimento. Desse modo, milhares de brasileiros, netos de espanhóis, passam a ter a possibilidade de reconhecimento da cidadania.

Imagem: Canva

Não obstante, a Lei prevê um outro importante benefício. Caso alguma pessoa tenha a cidadania reconhecida por esta Lei, seus filhos maiores de idade também poderão entrar com o pedido de reconhecimento da cidadania, o que também possibilita que milhares de brasileiros passem a ser reconhecidos como cidadãos espanhóis.

Por fim, outra importante alteração é que a Lei passa a permitir que os filhos de mulheres espanholas que se casaram antes de 29/08/1978 possam obter o reconhecimento da cidadania, o que não era permitido anteriormente. Isso se dá porque antes de tal data, as mulheres espanholas que se casavam com estrangeiros perdiam a nacionalidade, impedindo-as de passá-la aos filhos. Nesse sentido, muitos filhos de mulheres espanholas também poderão entrar com o pedido de cidadania.

Mas atenção: o prazo para que os pedidos de reconhecimento sejam realizados encerra-se em 21 de outubro de 2024.


Você deseja imigrar ou usar os benefícios do passaporte europeu? Entre em contato conosco no chat disponível!


Escrito por Eduardo Giugliano, Associado da Drummond advisors

Rolar para cima
Pesquisar

Início