IA e seus impactos: automático ou automatizado? 

Você se assusta com a velocidade em que a inteligência artificial caminha e cada vez mais se faz presente no nosso dia a dia? 


O susto é algo totalmente inesperado que biologicamente causa reações diversas no nosso corpo tal como gritos, choros, surpresa etc. Mas há quanto tempo ouvimos sobre revolução e tecnologia? De fato, deveria ser tão inesperado assim?  

Como sabemos, tudo que é artificial é algo “não-humano”, porém feita por humanos com a capacidade de servir, facilitar, conectar e interagir com o universo. No mundo dos negócios ou da própria contabilidade não é diferente.  

A automatização é a chave para que o automático desapareça, e entenda por automático toda função ou atividade que envolva digitação de lançamentos, importações, reconciliação de peças financeiras econômico-contábeis, emissão e conferências de notas fiscais e por aí vai. Tudo isso funciona “no automático”. Não há necessidade de alto foco para que aquela determinada rotina se realize, mas que por sua vez, leva-se tempo. E se tempo é dinheiro, sair no automático tem seu custo.

Imagem: Canva

Ao automatizar as rotinas acima comentados por exemplo, você troca a repetição de atividades (micro) em análise do processo (macro), sendo que o reflexo é percebido no impacto gerado ao stakeholders quer esteja ele em ambiente interno ou externo, e o melhor: com precisão! 

Como tudo que é novo traz consigo melhorias, também é importante pontuar os desafios. O investimento em mão de obra qualificada em profissionais com habilidades de análises, interpretações de algoritmos e confidencialidade de dados é parte fundamental. Não à toa, graduações e especializações voltadas para esse nicho são cada vez mais emergentes no mercado, além de serem procuradas por profissionais já formados.  

A atualização do automático pela automatização alcançou a mesma necessidade que temos de beber água, e o inesperado já é realidade em médios e grandes ambientes empresariais. Não há o que se assustar, a palavra é atualizar. O mercado está aberto para todos! 

Nós da Drummond podemos lhe ajudar em diversas rotinas e deixá-lo livre para focar e otimizar sua operação. Contate-nos através do chat disponível ou no email info@drummondadvisors.com.  


Escrito por Alvaro Melo, Coordenador de Projetos da Drummond Advisors

Rolar para cima
Pesquisar

Início