Entenda a importância da auditoria e compliance trabalhista

A auditoria trabalhista é um procedimento de revisão e análise das práticas trabalhistas na empresa. O objetivo principal da auditoria é assegurar que a empresa esteja em conformidade com a legislação trabalhista, acordos e convenções coletivas de trabalho e regulamentos aplicáveis.

Na auditoria, toda a documentação trabalhista é revisada, incluindo:

  • contratos de trabalho;
  • registros de ponto;
  • banco de horas ou acordos de compensação de jornada;
  • benefícios pagos;
  • normas de saúde e segurança;
  • acordos e convenções coletivas de trabalho;
  • registros de funcionários;

Por meio da auditoria trabalhista é possível identificar possíveis irregularidades e focos de passivo trabalhista, permitindo que a empresa adote medidas corretivas, uma vez que terá os riscos mapeados.

Além disso, a auditoria é uma ferramenta importante para identificar maneiras de reduzir o litígio trabalhista, melhorar práticas de gestão de recursos humanos e trazer maior segurança jurídica para a empresa.

A partir da realização da auditoria trabalhista, a empresa também estará apta a adotar medidas de compliance trabalhista, que visam a melhor adequação à legislação e jurisprudência atuais.

O compliance trabalhista é o conjunto de práticas e políticas adotadas para garantir que a empresa esteja em conformidade com todas as leis trabalhistas aplicáveis, bem como com normas e regulamentos governamentais, além das convenções e acordos coletivos.

O foco do compliance trabalhista é garantir que a empresa cumpra obrigações legais e evite violações trabalhistas, o que envolve o desenvolvimento e acompanhamento de políticas sobre salários e benefícios, planos de carreira, normas de saúde, prevenção ao assédio e discriminação, entre outros.

Assim, com a adoção de boas práticas trabalhistas – através da auditoria e do compliance – a empresa passa a promover um ambiente seguro para os seus colaboradores e minimiza os riscos de penalidades e litígios trabalhistas.

Se você possuir dúvidas sobre o assunto, entre em contato com nossos especialistas.

Escrito por Daniel Rangel

Rolar para cima
Pesquisar

Início