Como declarar criptoativos no Imposto de Renda no Brasil? Confira dicas importantes sobre o assunto

Se você é um investidor de criptomoedas, é preciso ficar atento na hora de declarar criptoativos no Imposto de Renda no Brasil. A Receita Federal tem aumentado a fiscalização sobre esses ativos digitais e quem não declarar corretamente pode ter problemas no futuro.

De acordo com a Receita Federal, os criptoativos não possuem curso legal, mas podem ser tratados como instrumentos de ganhos de capital e devem ser declarados. Os corretores também precisam declarar transações.

Para ajudar nessa tarefa, elaboramos um guia com informações necessárias para declarar seus criptoativos. Confira:

1.         Declare seus ganhos e perdas

Assim como qualquer outro investimento, é necessário declarar os ganhos e perdas obtidos com criptomoedas. O valor a ser declarado é a diferença entre o preço de compra e o de venda do ativo digital.

2.         Utilize o programa de declaração do Imposto de Renda

Para declarar seus criptoativos, é necessário utilizar o programa de declaração do Imposto de Renda e selecionar a opção “Bens e Direitos”. Na descrição do bem, informe o tipo de criptomoeda e a quantidade possuída.

Imagem: Canva

3.         Declare suas criptomoedas no exterior

Se você possui criptomoedas em corretoras no exterior, é preciso declará-las na ficha “Bens e Direitos”. Informe o país onde a corretora está localizada, o nome da instituição e a quantidade de criptomoedas possuídas.

4.         Fique atento às variações cambiais

Caso você tenha feito transações com criptomoedas em moedas estrangeiras, é necessário ficar atento às variações cambiais. O valor a ser declarado é o equivalente em reais da transação.

Lembre-se que a falta de declarar criptoativos no Imposto de Renda no Brasil pode gerar multas e até mesmo processos criminais. Por isso, é fundamental estar em dia com a Receita Federal e declarar corretamente seus investimentos em criptomoedas.

Possui dúvidas sobre o assunto? Não hesite em nos chamar através do chat disponível ou no email info@drummondadvisors.com.

Escrito por Marcos Ferreira, Assistente de Conteúdo da Drummond Advisors


Leia mais sobre criptoativos em: https://drummondadvisors.com/2023/01/16/marco-regulatorio-dos-criptoativos-e-publicado/

Scroll to Top

Início