Termina nesta quarta o prazo para tentar receber a restituição do IRPF no 1° lote

O prazo final para tentar receber a restituição do IRPF no 1° lote termina nesta quarta-feira, 10 de maio, de acordo com a Receita Federal. Mesmo aqueles que estão na lista de prioridades legais devem enviar a declaração até esta data.

Os contribuintes que entregarem a declaração dentro do prazo deverão aguardar para verificar se receberão a restituição no primeiro lote, desde que a declaração não seja retida na malha fina. O pagamento do primeiro lote está previsto para o dia 31 de maio, que também é o prazo final para envio da declaração.

O calendário de pagamentos da restituição é dividido em cinco lotes, sendo que os primeiros são destinados às prioridades legais, como idosos com 80 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e portadoras de doenças graves, contribuintes que têm como maior fonte de renda o magistério e aqueles que optaram por fazer a declaração pré-preenchida ou escolheram a restituição por Pix. A declaração pré-preenchida e a restituição por Pix são formas de acelerar o recebimento da restituição neste ano.

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor pago a mais para a Receita Federal durante o ano-base de 2022. Durante o preenchimento da declaração, o programa da Receita informa se o contribuinte terá direito à restituição, se não tem saldo para pagar ou receber, ou se precisa pagar imposto. O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda deste ano começou em 15 de março e termina em 31 de maio. A Receita Federal espera receber cerca de 39,5 milhões de declarações neste ano. Verifique se você precisa declarar o Imposto de Renda.

Imagem: Canva

Veja o calendário completo da restituição do IRPF:

  • 1º lote de restituição – pago em 31 de maio
  • 2º lote de restituição – pago em 30 de junho
  • 3º lote de restituição – pago em 29 de julho
  • 4º lote de restituição – pago em 31 de agosto
  • 5º lote de restituição – pago em 30 de setembro

Como consultar a restituição

Para consultar a restituição do Imposto de Renda, basta acessar o site Meu Imposto de Renda (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda) e clicar em “Consultar a Restituição”. É possível fazer a consulta simples informando o CPF, ano da declaração (2022) e data de nascimento.


Escrito por Marcos Ferreira, Assistente de Conteúdo da Drummond Advisors

Rolar para cima
Pesquisar

Início