Aspectos importantes sobre o visto E2 para cidadãos portugueses

Os brasileiros com cidadania portuguesa ganharam uma nova modalidade de visto para os EUA, o visto E2 para cidadãos portugueses. Em dezembro de 2022, os EUA permitiram a inclusão de Portugal no Visto E2 (Investor Visa).

O visto E2 é um tipo de visto de investidor disponível para cidadãos que desejam investir em um negócio nos Estados Unidos. Se você está considerando solicitar este visto, é importante entender os requisitos, quem se aplica e como solicitar.

Os brasileiros com dupla cidadania já podem aplicar para o visto E2 para cidadãos portugueses?

“A gente precisa aguardar alguns meses para realmente vermos isso tomar forma. Nossa fonte são os próprios órgãos do governo americano. Estivemos em contato com a embaixada americana em Lisboa, estivemos em contato com o consulado americano em São Paulo e eles estão ainda com o trabalho interno de desenvolver os processos e procedimentos para tornar realidade a aplicação do visto E1 e E2 para portugueses”, comentou Louanni Ribeiro, advogada sênior de imigração da Drummond Advisors.

Quais passos podem ser tomados?

Louanni citou duas dicas importantes para se preparar para o processo:

• Primeira dica: “Verificar se o seu passaporte português está válido, já que o . visto, quando aprovado, será estampado nesse passaporte.”

• Segunda dica: “Sempre consultar um advogado de imigração licenciado nos Estados Unidos que possa apresentar-lhe os requisitos do visto E2 e ajudá-lo a avaliar a viabilidade do seu pedido. Parte do processo de investimento passa por entender a fonte do investimento, ou seja, de onde veio o recurso a ser investido. Outro ponto relevante é entender quanto você, como indivíduo, quer ou tem disponível para colocar a risco nesse negócio. Se você estiver em um processo de angariar os recursos a serem investidos e já possui o passaporte português vale a pena já conversar com um advogado licenciado e ter esses meses para dar forma ao seu sonho.”

Imagem: Canva

Requisitos do visto E2 para cidadãos portugueses

Para ser elegível para o visto E2, você deve ser um cidadão português, portar o passaporte português e ter investido ou estar em processo de investimento ativo em um negócio nos Estados Unidos, que deve ter a capacidade de gerar lucros e criar empregos para os trabalhadores americanos. Não há um valor mínimo de investimento, mas o investimento deve ser substancial e fazer frente ao tipo de negócio que você está iniciando.

Para quem se aplica este visto?

O visto E2 é disponível para cidadãos portugueses que desejam investir em um negócio nos Estados Unidos. Se você é um investidor ativo, um empresário ou um possível empreendedor, o E2 pode ser a opção ideal para você. É importante ressaltar que este visto é temporário, então, se você deseja residir permanentemente nos EUA, pode ser necessário considerar outras opções de visto.

Principais características

Uma das principais vantagens do visto E2 é que ele permite que você viva e trabalhe nos Estados Unidos enquanto administra seu negócio. Além disso, o E2 permite que o seu cônjuge e filhos menores de 21 anos (não casados) o acompanhem aos EUA como dependentes.

Assista ao vídeo gravado pela sócia responsável por Mobilidade Global, Fabiana Guerra, e a advogada sênior de imigração, Louanni Ribeiro: https://www.youtube.com/watch?v=Itnz_tjGpBk

Você pretende aplicar para o E2 ou outra categoria de vistos? Entre em contato com nosso time através do chat disponível ou no email info@drummondadvisors.com


Escrito por Marcos Ferreira, Assistente de Conteúdo da Drummond Advisors

Leia também: Brasileiros passam a ter autorização de residência automática em Portugal: https://drummondadvisors.com/2023/03/13/brasileiros-passam-a-ter-autorizacao-de-residencia-automatica-em-portugal/

Rolar para cima
Pesquisar

Início