Consequências da aprovação da reforma tributária e o novo arcabouço fiscal no Brasil

A reforma tributária e o novo arcabouço fiscal são temas em pauta para a recuperação da economia do Brasil. A aprovação dessas medidas pode trazer diversas consequências positivas para o país, desde a simplificação do sistema tributário até a melhoria na arrecadação e na gestão fiscal.

Uma das principais mudanças que a reforma tributária pode trazer é a unificação de impostos federais, estaduais e municipais, criando um imposto único sobre o consumo. Isso pode simplificar o sistema tributário e reduzir a carga de burocracia que as empresas enfrentam para cumprir suas obrigações fiscais. Com isso, é possível uma melhoria no ambiente de negócios, que consequentemente despertará a atenção de investidores estrangeiros.

Outra consequência da aprovação da reforma tributária é a possibilidade de melhorar a gestão fiscal do país. Com um sistema tributário mais simples e eficiente, é possível que o governo consiga planejar melhor seus gastos e investimentos. Com essa medida, o déficit público pode ser reduzido.

Imagem: Canva

Elevação nas agências de rating devido a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal

A elevação do Brasil nas agências de rating é uma consequência positiva dessas medidas. A elevação do rating significa que o país tem uma avaliação positiva das agências de classificação de risco, o que pode levar a uma redução do custo de captação de recursos no mercado internacional. Isso pode ser importante para o país, que precisa captar recursos no exterior para financiar seus investimentos.

Em entrevista para o Brazil Journal, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron que o desafio de recuperar o grau de investimento no país até 2026 é grande, mas não impossível. “O teto cumpriu seu papel, mas se mostrou inexequível no tempo.” Ceron enfatizou que o governo trabalha para zerar o déficit primário nos próximos meses. […] Queremos que 2024 seja um ano de retomada dos superávits”.

Ceron comentou que, com a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal, o Brasil terá uma elevação nas agências de rating, que são agências de classificação de risco de crédito. As reformas são importantes para essa melhoria, pois ajudam a reduzir a incerteza fiscal e a aumentar a transparência nas contas públicas.

Você possui dúvidas sobre impostos no Brasil ou precisa de ajuda com a declaração do imposto de renda em 2023? Entre em contato com nossa equipe através do chat nesta página ou pelo email info@drummondadvisors.com

Escrito por Marcos Ferreira, Assistente de Conteúdo da Drummond Advisors

Leia também: https://drummondadvisors.com/2023/03/21/indice-de-competitividade-tributaria-internacional-2022-europa-tem-8-dos-10-primeiros-colocados/

Rolar para cima
Pesquisar

Início