Portugal deve aderir à repressão ao ‘visto gold’

Portugal deve se tornar o segundo país da União Europeia (EU) a descartar o “visto gold” para ricos não-europeus, juntando-se à Irlanda no esquema controverso que ajudou a atrair investimentos estrangeiros. Com isso, estrangeiros que buscam imigração para investimentos irão buscar outras opções.

O primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, destacou que o governo deixará de emitir novos “visto gold” para “combater a especulação de preços no setor imobiliário”.

 A decisão de Portugal de encerrar o programa foi motivada por preocupações com o aumento dos preços dos imóveis, especialmente nas grandes cidades de Lisboa e Porto, onde muitos nativos lutavam para encontrar moradia adequada.

Imagem: Canva

Isso faz parte de uma série de medidas para enfrentar o problema mais premente do governo de Costa, que no momento é a crise imobiliária.

Os preços dos imóveis subiram nos últimos anos à medida que os estrangeiros compram segundas residências e apartamentos para alugar aos turistas por meio de plataformas online como o Airbnb.

Os vistos gold oferecem aos ricos uma autorização de residência e acesso às áreas turísticas sem fronteiras da UE em troca de investimento. Os programas em Portugal e na Irlanda, lançados há uma década para ajudar na recuperação da crise financeira, provaram ser particularmente populares entre os cidadãos chineses que querem investir.

Escrito por Marcos Ferreira, Assistente de Conteúdo da Drummond Advisors

Leia também

Nova lei em Portugal facilita cidadania para brasileiros

O governo português realizou alterações no processo de solicitação de cidadania portuguesa que irá beneficiar netos e cônjuges lusitanos.

De acordo com o portal Correio Braziliense, a mudança era esperada desde 2020, quando foi alterada a Lei da Nacionalidade Portuguesa. Agora, netos poderão requisitar a nacionalidade de maneira direta, não necessitando que os pais possuam o direito previamente ou comprovação de vínculo no país. Leia mais em: https://drummondadvisors.com/2022/05/25/nova-lei-em-portugal-facilita-cidadania-para-brasileiros/

Rolar para cima
Pesquisar

Início