A importância do plano de cargos e salários na estrutura da empresa

O Plano de Cargos e Salários traz a definição das funções, requisitos e remuneração dos funcionários dentro da empresa, com o objetivo de organizar os cargos existentes e criar competitividade salarial frente ao mercado de trabalho.

A implementação de um Plano de Cargos e Salários traz inúmeras vantagens para a estrutura trabalhista da empresa. Do ponto de vista do colaborador, ele passa a vislumbrar seu futuro dentro da empresa e traçar metas de evolução, o que contribui para a retenção de talentos e diminuição de turnover na empresa.

Já para o empregador podemos citar como algumas vantagens:

  • Economia com treinamento e seleção;
  • Prevenir-se de demissões desnecessárias;
  • Retenção de bons profissionais;
  • Alinhamento com o mercado de trabalho;
  • Estruturação interna dos setores da empresa;
  • Estruturação da cultura e dos valores;
  • Maior segurança jurídica;
Imagem: Canva

Para estruturar um Plano de Cargos e Salários podemos pontuar três principais passos:

  1. Trace um diagnóstico da sua empresa, de sua estrutura, de seus eventuais riscos e de suas possíveis formas de melhorias. Invista em uma autoria trabalhista, uma vez que ela irá proporcionar um parecer técnico sobre as diversas nuances do negócio, apresentando os riscos e traçando formas de minimizar litígios judiciais.
  2. Estruture a definição das atribuições para cada cargo e nível de maturidade, isso irá contribuir para melhor organização de trabalho interno;
  3. Trace a progressão salarial que sua empresa deseja ter e os requisitos que cada cargo exigirá, respeitados os critérios de antiguidade e merecimento.

Dispor de um Plano de Cargos e Salários é um grande diferencial competitivo para sua empresa, uma vez que a estruturação de carreiras atrai talentos do mercado e retém os bons valores já existentes em sua estrutura atual, além de contribuir para maior segurança jurídica nas relações trabalhistas.

Se você possuir dúvidas sobre o assunto, entre em contato com nossos especialistas.

Escrito por Daniel Rangel e Julia Soares

Rolar para cima
Pesquisar

Início