Obter Green Card por Habilidades Excepcionais (EB-2 NIW) e para Gerente/Executivos de Multinacionais vai ficar muito mais rápido a partir de 30 de janeiro de 2023

Com o objetivo de reduzir o alto volume de casos de pedido de green card pendentes de revisão a U.S. Citizenship and Immigration Services (órgão do Departamento de Segurança Nacional responsável por analisar e aprovar os pedidos de vistos dentro dos EUA) publicou no dia 12 de janeiro de 2023 a possibilidade de extensão do Premium Processing Service para duas categorias que antes não tinham acesso a esse serviço: Green Card de Executivos/Gerentes de Multinacionais (EB-1 Multinational Manager/Executive) e Green Card para Profissionais com Habilidades Excepcionais com Dispensa por Interesse Nacional (EB-2 NIW Exceptional Ability with National Intrest Waiver).

Essa medida entrará em vigor a partir de 30 de janeiro de 2023 e será aplicável não apenas às novas aplicações feitas a partir dessa data, mas também para as aplicações feitas anteriormente.

O Premium Processing Service é um serviço disponibilizado pela USCIS já há alguns anos para determinados vistos que permite a revisão do caso por uma equipe dedicada com o objetivo de possibilitar um processamento acelerado. Funciona como um “Fast-pass na Disney”: o aplicante paga uma taxa adicional no valor de US$ 2.500 e tem seu caso revisado em um prazo muito menor.

Imagem: Canva

Embora a taxa seja cara (cerca de 3,5 o valor da taxa regular para processamento em tempo normal) o tempo médio de processamento de um pedido de reconhecimento de mérito para EB-2 NIW (Petição I-140) que é hoje cerca de 16 a 19 meses (a depender do centro revisor) passará a ser de 45 dias.

Na prática, é importante conversar com seu advogado de imigração para avaliar o custo-benefício de fazer a aplicação do Premium Processing, pois em alguns casos pode não ser tão interessante. Caso necessite de suporte para seu caso ou deseja aplicar para um green card ou outro visto entre em contato com nossos advogados por aqui.

Para conhecer mais sobre o Green Card de Executivos/Gerentes de Multinacionais (EB-1 Multinational Manager/Executive) e Green Card para Profissionais com Habilidades Excepcionais com Dispensa por Interesse Nacional (EB-2 NIW Exceptional Ability with National Intrest Waiver), entre outros vistos, baixe nosso Guia de Vistos aqui.

Para acessar a página oficial da USCIS com mais informações sobre essa medida acesse aqui (https://www.uscis.gov/newsroom/news-releases/uscis-announces-new-actions-to-reduce-backlogs-expand-premium-processing-and-provide-relief-to-work)


Escrito por Louanni Ribeiro, Associada da Drummond Advisors