Dicas para reduzir custos na sua folha de pagamento

Muitas vezes pensamos que a demissão de funcionários pode ser o caminho para reduzir custos, mas será essa a melhor saída? Para muitos, a redução da folha de pagamento vem pela demissão de funcionários, todavia isso não é o mais recomendado, pois significa perder força de trabalho e capacidade de produção. Existe outra maneira de reduzir custos com a folha de pagamento e antes de demitir colaboradores e perder força produtiva, confira algumas dicas.


1 – Otimize a jornada de trabalho

Otimizar a jornada de trabalho é, sem dúvidas, uma das melhores formas de reduzir os custos com a folha de pagamento. Com um bom planejamento, a produtividade dos talentos pode aumentar. Essa é uma maneira interessante também de evitar as horas extras, fazendo com que os colaboradores trabalhem mais em menos tempo. Nesse sentido, é interessante que a gestão faça um acompanhamento das jornadas de trabalho para garantir a produtividade da equipe.


2 – Criação um banco de horas

Em muitas empresas um elemento que contribui para o aumento do custo da folha de pagamento são as horas extras. Uma boa solução para resolver essa questão é criar um banco de horas e em vez de pagar por 80 horas extras, por exemplo, a empresa pode se dar ao luxo de dar 10 dias de folga para esse funcionário. Isso reduz os custos e, de quebra, deixará os funcionários ainda mais motivados, pois poderão emendar alguns feriados.

Imagem: Canva


3 – Regime tributário mais adequado ao perfil da empresa

Normalmente, só é levado em conta as alíquotas de impostos cobrados pelo faturamento ao considerarem qual o melhor regime tributário a ser adotado. Porém, o regime tributário também influencia no valor a ser pago na folha de pagamento. Uma empresa com faturamento X e que opte pelo Simples Nacional, terá de pagar uma alíquota única, que já compreende os impostos patronais. Por outro lado, uma empresa que opte pelo Lucro Real ou Lucro Presumido terá alíquotas específicas para os impostos patronais. Portanto, é interessante analisar as taxas em cada regime e ver como cada um poderá ajudá-lo a reduzir custos com a folha de pagamento.


4 – Opção pelo home office

Uma outra maneira de reduzir os custos na folha de pagamento é apostar no home office. Essa alternativa permite que o funcionário trabalhe remotamente e ainda propicia diversas vantagens para a empresa como redução de custo. Além disso, a redução de gastos na folha de pagamento é notória, pois não é preciso o pagamento do vale transporte, visto que o colaborador não precisará se deslocar até o local de trabalho. Como vantagem para empresa ao aderir o home office, é possível economizar com os gastos em energia, água e materiais de limpeza, por exemplo.


A Drummond está preparada para ajudar sua empresa em todas as questões que envolvam folha de pagamento e regime tributário, em caso de dúvidas não deixe de nos consultar.


Escrito por Murilo Fontoura, Supervisor de Departamento Pessoal da Drummond Advisors

Rolar para cima

Início