Alavancagem de investimentos no Brasil

É sabido que para acelerar uma operação empresarial, em qualquer área de atuação, uma ferramenta muito utilizada é a de captação de investimentos através da emissão de ações para o caso das empresas S/A ou cessão de quotas de capital para o caso das empresas de responsabilidade limitada – LTDA. para que recursos provenientes de investidores possam ser aportados na empresa e assim ter o processo de aceleração do negócio assegurado.

Em todo o processo de investimento a empresa que deseja receber estes recursos acaba passando por uma etapa de validação das suas informações contábeis que assegurem a posição patrimonial dela antes de receber a injeção de capital que normalmente é feito através de uma Due Diligence realizada por uma empresa externa que vai trazer o conforto ao investidor de que as informações relativas a faturamento, contas a receber, contas a pagar, ativos totais, saldos em investimentos e etc. estão realmente adequados em todos os aspectos relevantes.

Para ter um resultado satisfatório é imprescindível que a empresa a ser investida tenha principalmente as seguintes informações contábeis:

  • Base de preparação das demonstrações contábeis – A empresa que deseja receber o investimento deve informar sob qual base as suas informações contábeis foram preparadas, IFRS for SMEs ou IFRS Full, atualmente a primeira opção é destinada a empresas de pequeno e médio porte e a segunda é para empresas de grande porte que são definidas pela Lei 11.638 como entidades que tenham faturamento igual superior a R$ 300 milhões por ano ou ativo total igual ou superior a R$ 240 milhões, quanto maior a empresa, maior o nível de detalhamento contábil será exigido.
  • Balancete mês a mês atualizado – Este documento vai demonstrar que a empresa possui contabilidade em dia e que esta é realizada de forma mensal trazendo maior segurança de que os números apresentados são fidedignos pois estão sendo reportados em tempo oportuno.
  • Demonstração de resultados – Na DRE a empresa demonstra o desempenho financeiro daquele ano em que está sendo reportado, desta forma o investidor vai poder avaliar se o desempenho está dentro dos seus parâmetros mínimos para a realização do aporte de capital.
  • Composições de saldo – Infelizmente ainda é comum que muitas empresas não tenham a composição de saldos contábeis de suas contas patrimoniais, as composições de saldos permitem detalhar os valores que são apresentados de forma sintética no balancete para que os auditores possam realizar os devidos testes e assegurar que o número reportado está adequadamente apresentado em todos os aspectos relevantes, desta forma ter as conciliações vai demonstrar a qualidade dos números contábeis e tornar o processo de Due Diligence muito mais rápido.
  • Documentos societários – Contratos sociais, atas de reunião da Diretoria, Estatuto Social atualizado, são documentos que comprovarão a correta distribuição do capital social da empresa investida seus quotistas/acionistas atuais;

Esta lista acima não é exaustiva, porém é a base necessária para se realizar um processo de validação dos saldos contábeis, portanto, outros documentos podem vir a ser exigidos em um processo de Due Diligence e estes serão informados pela empresa que realizará o trabalho, em tempo oportuno.

Caso a sua empresa deseje iniciar a captação de investimentos mas ainda precise de uma reestruturação contábil para ter números auditáveis é muito importante que este saneamento seja feito imediatamente antes do início dos trabalhos de Due Diligence, assim será um processo muito menos custoso e rápido beneficiando todas as partes envolvidas.

Você sabia?

A Drummond Outsourcing está preparada para atender tanto a preparação de contabilidade mensal quanto na realização de processos de Due Diligence em empresas que estão sendo avaliadas para possível investimento.

Caso deseje mais informações basta enviar um email para info@drummondadvisors.com


Escrito por Maikon Luiz, Head of Operations BR da Drummond Advisors

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]