Se você Pai/Mãe é Cidadão Americano e seu filho(a) tem menos de 21 anos e é solteiro, você pode solicitar que ele(a) viva nos Estados Unidos e torne-se um residente legal permanente (LPR ou portador de Green Card) nos termos da Categoria Parente Imediato.
Se a criança estiver no exterior, o Pai/Mãe cidadão norte-americano apresentará primeiro o Formulário I-130, Petição para Parente Estrangeiro junto ao USCIS. Nesta fase, o Pai/Mãe terá que provar que a criança beneficiária é de fato seu filho(a). A melhor prova é estabelecer um relacionamento contínuo entre Pai/Mãe e Filho(a), pois o objetivo das petições familiares é reunir a família.
Os seguintes são documentos necessários para estabelecer a relação pai/mãe-filho(a):
- Comprovação de cidadania do pai/mãe (certidão de nascimento, passaporte, certificado de naturalização)
- Certidão de Nascimento
- Fotos
- Fotos do tipo para passaporte
- Observe que, se o Peticionário for o Pai, ele precisará provar a legitimação, a relação pai-filho de boa fé, e que existe uma relação contínua com a Criança, por exemplo, pensão alimentícia. Entre os documentos adicionais estão: Certidão de nascimento da criança mostrando o nome dos pais, ou certidão de casamento com a mãe da criança, ou certidão de divórcio dos pais, se aplicável.
- Se a Peticionária for a Mãe, a certidão de nascimento da Criança será suficiente, junto com prova de relação contínua com a Criança.
- Todos os documentos que não estiverem em inglês precisam ser traduzidos.

Uma vez que o USCIS aprove o mérito da solicitação, eles transferirão o caso para o Centro Nacional de Vistos (NVC) antes do processamento consular. A NVC é uma parte central do Departamento de Estado dos EUA que reúne e pré-seleciona toda a documentação necessária para a entrevista no Consulado. Nesta fase, a criança beneficiária deverá preencher o DS-260, solicitação eletrônica de visto de imigrante, apresentar quaisquer documentos de comprovação adicionais, Declaração de Suporte Financeiro, pagamento de taxas.
Assim que o NVC agendar uma entrevista no Consulado, a criança beneficiária precisará marcar um exame médico com um médico autorizado no país onde a entrevista será realizada. O Exame Médico será um documento adicional necessário para a entrevista no Consulado.
A criança beneficiária deverá levar os documentos de comprovação para a entrevista no Consulado. Aprovado o caso, a Criança receberá um visto de imigrante no passaporte para viajar para os Estados Unidos.
Importante observar que outros requisitos podem se aplicar se a criança for adotada ou nascer fora do matrimônio. Caso tenha alguma dúvida sobre Petições Familiares, entre em contato comigo em bsquires@drummondadvisors.com
Escrito por Bruna Squires, associada da Drummond advisors