O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou o aumento da taxa Selic em 1%, tendo um salto de 4,25 para 5,25 pontos percentuais. Após o Copom, o mercado financeiro está projetando que a taxa possa chegar até 7,50% em dezembro e se estabilizar em 2022.
O Banco Central utiliza a taxa básica de juros, a Selic, para alcançar a meta de inflação. Nesse caso, o aumento ocorreu para encarecer o crédito e estimular a poupança.

A instabilidade inflacionária é um dos principais fatores para o aumento da taxa de juros. O próximo encontro do Copom acontecerá em setembro, onde mais uma alta da taxa está prevista. Dessa vez, espera-se que a taxa salte para 6,25% ao ano.
Em junho, a taxa sofreu um aumento de 0,75%, quando saltou de 3,5 para 4,25 pontos percentuais. Lembrando que a taxa tem crescido gradualmente desde o início do ano, quando fechou em 2,75% em março, e em maio foi para 3,5% ao ano.
Escrito por Marcos Ferreira, assistente de conteúdo da Drummond Advisors
Compartilhar
Vamos conversar ?
Notícias relacionadas

Taxa Selic sofre mais um aumento e atinge 6,25% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou o aumento da taxa Selic em 1%, saltando de 5,25% para 6,25% pontos, o maior nível desde julho

Copom aumenta taxa básica de juros de 3,5% para 4,25% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou, na quarta-feira (16), o aumento da taxa Selic em 0,75%, tendo um salto de 3,5 para 4,25 pontos