QuarenTEMA: iniciativa destaca a importância do autocuidado

Entre os meses de maio e junho, a Drummond Advisors promoveu o projeto QuarenTema, uma série de webinars sobre bem-estar e saúde mental focados em proporcionar melhorias na qualidade de vida dos colaboradores durante o período de distanciamento social prolongado decorrente da pandemia.

Débora Batista, Analista Contábil sênior que trabalha na Drummond há dois anos e dois meses, foi a idealizadora da ação. Ela conta que teve o insight após passar por perdas causadas pela COVID-19. Um dia, Débora estava ouvindo a música Keep Moving, da banda britânica Jungle, e inspirada pela mensagem da canção pensou que poderia trazer algo para ajudar seus colegas, e a si mesma, a seguir em movimento mesmo durante a quarentena. “Cada assunto do QuarenTema foi pensando no sentido de proporcionar uma pausa na rotina e olhar para nós mesmos. Todo dia nós estamos trabalhando, fazendo as entregas, mas será que cada colaborador parou por 10 minutos e olhou para si? Foi com isso em mente que eu tive a ideia de trazer os webinars, para proporcionar esse momento de autocuidado que é tão importante. E eu consegui aplicar o projeto que construí na minha mente! Foi muito gratificante poder mostrar o que a Drummond também pode oferecer aos colaboradores, que não é só a parte técnica, e que a empresa está sempre aberta para sugestões de melhorias. Essa iniciativa foi muito no sentido de olhar o ser humano e valorizar as pessoas”, comentou Débora.

O Primeiro webinar da série teve o tema “Ansiedade e Autocuidado” e foi ministrado pela psicóloga Patrícia Andrade, que é especialista em Psicoterapia para Adultos. Ela falou sobre como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho e trouxe dicas de autocuidado capazes de impactar positivamente a rotina do home office. “A iniciativa de fazer vários webinars nesse momento atual foi de extrema importância, pois muito se foca somente no problema geral, e se esquece de olhar para o que ele causa nas pessoas e no lidar com as circunstâncias”, explicou Patrícia.

A segunda palestra foi sobre “O que nunca te contaram sobre o funcionamento das suas emoções e da sua mente”. Apresentado pela psicóloga Lauane A. C. Silva, que é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, o evento on-line abordou a influência dos pensamentos nas emoções e nos comportamentos. “Os colaboradores que participaram do meu Webinar foram extremamente engajados e participativos, demonstraram bastante interesse no tema e com isso fizeram com que eu me sentisse compreendida e com o objetivo cumprido ao final!”, comentou Lauane.

Participantes da série de Webinars Quarentema

Já o terceiro encontro da série teve o tema “Lidando com o Stress” e foi comandado pelas alunas Luciana Campelo e Sabrina Esteves, que participam do CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da UNIP. “A experiência não acrescentou apenas em nosso aprendizado como estagiárias, mas também foi importante principalmente por podermos passar nosso conhecimento sobre o assunto, gerando uma interação com os participantes, trocando experiências e mostrando que existem possibilidades para lidar com o stress no dia a dia”, disseram as estudantes que estão no último ano da faculdade de Psicologia.

 “A importância do autoconhecimento para mudanças” foi o título do quarto webinar da QuarenTema. A psicóloga Meriete Cardoso, que possui mais de 18 anos de experiência com o desenvolvimento de pessoas e é idealizadora do projeto Ikigai: Propósito de Vida e Carreira, foi a profissional convidada. ”Acredito que todo desenvolvimento pessoal e profissional começa pelo autoconhecimento e poder contribuir para que as pessoas se tornem cada vez mais conscientes do porquê fazem as coisas e como fazem, tendo como base os Temperamentos, é algo que me nutre bastante. A turma foi muito participativa, descontraída e receptiva! Foi um lindo momento de trocas e aprendizados!”, afirmou Meriete.

O quinto e último webinar trouxe dicas para ajudar no aprendizado do inglês, idioma tão importante para os colaboradores da Drummond, que é uma empresa global com escritórios no Brasil e nos Estados Unidos. A palestra “Por que eu não falo inglês?” foi apresentada por Gabriela Imbernom, Gerente Pedagógica da CCLi Consultoria Linguística. “No nosso bate-papo pude esclarecer dúvidas sobre o aprendizado de línguas estrangeiras e ouvir os colaboradores nas suas mais diversas experiências em relação à aquisição de proficiência em idiomas. Achei incrível a inciativa da empresa em trazer aos colaboradores mais oportunidades para desenvolvimento de suas habilidades”, disse Gabriela.

Quando questionados sobre o balanço final da experiência, os colaboradores da Drummond Advisors foram só elogios. “Eu acredito que o QuarenTema foi muito importante, tanto para mim quanto para os outros colaboradores, pois mostrou que a empresa realmente investe na gente, que está preocupada com a nossa situação na pandemia. É muito importante para nós, principalmente nesse momento, nos sentirmos acolhidos. Eu fico muito feliz por fazer parte de tudo isso!”, comentou Cíntia Resende, Assistente Financeira que trabalha na Drummond há quase um ano.

A ideia é que o projeto se torne recorrente na Drummond Advisors, que busca sempre trabalhar em equipe com seus colaboradores – um dos core values da empresa – para oferecer o melhor ambiente de trabalho possível.

Escrito por Aline Ribeiro, Consultora de Conteúdo da Drummond Advisors