Governo Biden deve aprovar projeto que estimula a concorrência de mercado

Uma nova medida do governo Biden pode fortalecer o gerenciamento de setores que estão sendo dominados por um pequeno grupo de empresários. O plano é controlar o poder das grandes empresas no mercado, diminuindo o monopólio comercial.

Segundo reportagem do Wall Street Journal (WSJ), a ideia é que o presidente Joe Biden aprove o projeto na próxima semana.

O objetivo da ação é orientar os órgãos reguladores, nos setores aéreo e agrícola, a reconsiderarem os atuais processos de elaboração de regras. Com isso, espera-se que a concorrência seja estimulada e que aumentem as chances de desafiar as grandes empresas.

Ainda de acordo com o WSJ, o governo estadunidense visa ampliar a maneira como os órgãos reguladores abordam a centralização dos negócios nos EUA, querendo ir além da fiscalização antitruste nos moldes atuais, que focam no bloqueio de grandes sociedades.

Medidas antitrustes buscam o aumento da concorrência e a livre-iniciativa de mercado, buscando acabar com monopólios, interferindo diretamente nas possibilidades de escolha do consumidor.


Escrito por Marcos Ferreira, assistente de conteúdo da Drummond Advisors

Rolar para cima

Início