Real continua valorizando e dólar fecha a menos de R$ 5,00

Em 2021, segundo levantamento feito pela agência de classificação de risco Austin Rating, o real é a quarta moeda que mais valorizou no cenário mundial. Essa valorização fez com que a cotação do dólar fechasse a menos de R$ 5 pela primeira vez em mais de um ano.

Comparado à outras moedas, o real teve ganho equivalente a 3,6% em proporção ao dólar. A moeda brasileira teve valorização maior que moedas de potências econômicas mundiais como Canadá, Reino Unido e Rússia.

O aumento da taxa de juros (Selic), de 3,5% para 4,25%, é um dos fatores para a valorização do real. Devido ao aumento dos juros no país, os investimentos aplicados em real possuem retorno maior, o que torna o país mais atrativo para investidores estrangeiros.

A crescente na taxa de vacinação contra a Covid-19 no Brasil é outro fator que contribui para a valorização do real, pois traz melhores perspectivas para a economia com o retorno gradual das atividades comerciais, gerando novos empregos e aumentando o poder de compra no país.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou aumento de 1,2% no primeiro trimestre de 2021 comparado ao mesmo período do ano anterior. A taxa de investimentos também teve aumento de 3,5 pontos percentuais em comparação com o mesmo ciclo no ano anterior. Fatores que dão perspectivas de melhoras para a economia.

Leia mais em: PIB e taxa de investimento crescem no 1° trimestre de 2021

Escrito por Marcos Ferreira, assistente de conteúdo da Drummond Advisors

Scroll to Top