PIB e taxa de investimento crescem no 1° trimestre de 2021

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do primeiro trimestre de 2021 teve aumento de 1,2% comparado aos três meses anteriores. Já em comparação com os primeiros três meses de 2020, o aumento foi de 1%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No valor bruto, o PIB no 1° trimestre de 2021 totalizou R$ 2,048 trilhões. A taxa de investimento nesse período foi de 19,4% do PIB, contra 15,9% do mesmo ciclo em 2020.

Os indicadores econômicos surpreenderam de forma positiva nos últimos meses, fatores que fizeram com que a expectativa de crescimento do PIB para o ano saltasse de 3,2% para 3,96%. Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, estimou crescimento de até 5% no PIB em 2021.

Em 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus, a economia sofreu um grande impacto, registrando queda de 4,1%. As projeções, visavam alta de aproximadamente 0,7% no PIB nesses primeiros três meses de 2021, os números atuais, que registraram aumento ainda maior, trazem um cenário de boa expectativa para o país.

Os principais destaques da economia no primeiro semestre foram para os setores de importação (11,6%), agropecuária (5,7%) e investimentos (4,6%). A demanda por commodities agrícolas ajudaram a impulsionar o PIB no Brasil, alimentos como milho e soja tiveram aumento comparados ao mesmo período no ano passado.

O fator de maior adaptação das empresas com relação as medidas sanitárias também foram fundamentais para o avanço da economia. Empresas conseguiram se adequar de melhor forma com o modelo de home office e consequentemente o impacto da pandemia foi menor do que no ano passado.

Compartilhar

Vamos conversar ?

Rolar para cima