Uma nova criptomoeda pode surgir no Brasil. Confira!

Nesta segunda (24), o Banco Central do Brasil (BCB) divulgou as diretrizes da criação de uma criptomoeda para o Brasil. O intuito da moeda digital é promover inovação nos meios de pagamento, que se tornou necessária graças às diversas transformações que a economia mundial vem sofrendo.

A emissão de moedas digitais pelos bancos centrais recebe o nome, em inglês, de Central Bank Digital Currencies (CBDCs) e vem ganhando projeção ao longo dos últimos anos. A nova criptomoeda seria emitida pelo próprio BCB.

Segundo o BCB, o eventual desenvolvimento de uma CBDC busca aumentar a eficiência do sistema de pagamentos de varejo e contribuiria para o surgimento de novos modelos de negócio, além de favorecer a participação do Brasil nos cenários econômicos regionais e globais.

Com isso, as diretrizes traçadas pela instituição visam o uso da criptomoeda para realizar pagamentos no setor varejista e efetuar operações online e offline, somados da ênfase no desenvolvimento de modelos inovadores graças às evoluções tecnológicas.

Por ser emitida pelo BCB, a criptomoeda ganha grande destaque, como a garantia da segurança jurídica em suas operações. Outro fator importante é a missão da instituição em garantir a estabilidade do poder de compra e venda da moeda digital.

O Banco Central destacou que antes de ser definida uma apresentação do cronograma da nova criptomoeda, irá acontecer o diálogo com o setor privado sobre o assunto e ressaltou que as primeiras diretrizes podem sofrer futuras alterações.

Gostaria de saber sobre compra de criptomoedas no exterior? Preparamos uma matéria para você ficar por dentro sobre o que a Receita Federal Brasileira diz sobre o assunto, é só acessar o seguinte link: https://drummondadvisors.com/pt/2021/04/19/compra-de-criptomoedas-no-exterior-voce-sabe-o-que-diz-a-receita-federal-brasileira/

Rolar para cima

Início