Por Fernanda Marques
Os cartórios de notas brasileiros passam a oferecer novo serviço de autenticação digital de documentos, pelo site E-notariado (https://cenad.e-notariado.org.br/autenticidade). Com o recebimento do documento original, os cartórios poderão autenticar no formato PDF, incluindo uma tarja de autenticação no formato blockchain.

Se o documento original for físico, ele deverá ser entregue pessoalmente no cartório. Se eletrônico, pode ser enviado digitalmente para autenticação. De acordo com o Colégio Notarial do Brasil, após autenticado, o documento poderá ser compartilhado eletronicamente por plataformas digitais, incluindo e-mail e WhatsApp, tendo a sua segurança jurídica garantida.
A novidade é um grande avanço e poderá facilitar a circulação interestadual de documentos no país, uma vez que a cópia digital poderá ser enviada à diferentes destinatários. A medida, regulamentada pelo Provimento nº 100/20 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acompanha os avanços de desburocratização e digitalização de serviços no Brasil, como exemplo, a implementação de sistemas digitais das Juntas Comerciais, que vem facilitado a rotina do empresariado brasileiro.