O visto H-1B, destinado ao preenchimento de vagas técnicas por profissionais com bacharelado ou grau superior, sofrerá alterações no prazo e forma de processamento a partir deste ano de 2020.
A partir de agora, os pedidos de visto H-1B deverão ser registrados, primeiramente, por meio de um cadastro eletrônico no novo portal on-line do U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS — Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos), entre os dias 1º e 20 de março.

O novo processamento começa com o registro eletrônico de informações básicas sobre a empresa e cada trabalhador cadastrado. Na sequência, o órgão sorteia, dentre os pré-registros, o número máximo de candidatos a esse tipo de visto. Finalmente, tem início o prazo de 90 dias para que os selecionados protocolem suas petições para o visto H-1B.
Portanto, fique atento aos seguintes pontos:
- O registro on-line de petições H-1B será de 1º a 20 de março de 2020.
- A taxa governamental de registro será de US$ 10 para cada funcionário registrado.
- Os empregadores que tiverem petições selecionadas terão 90 dias para preparar e enviar uma petição H-1B completa ao USCIS por correio e em nome de cada funcionário selecionado.
- O “start date” de funcionários com petições aprovadas será em 1º de outubro de 2020.
Nos próximos meses, o USCIS publicará outras instruções sobre o novo procedimento, informando aos empregadores como concluir o processo de registro eletrônico, juntamente com as principais datas e cronogramas.
Se você pretende aplicar para o visto H-1B ou ainda tem dúvidas sobre a mudança, os advogados da Drummond Advisors estão disponíveis para qualquer esclarecimento.